Select Page

I Coríntios 1:18

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas, para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.’

A cruz sem dúvida foi o instrumento de execução mais cruel utilizado pelo homem de forma legalizada. Estudiosos concordam que a execução por crucificação era a mais vergonhosa e terrível que alguém poderia ser submetido. O costume de utilizar cruzes em execuções é bastante antigo, e acredita-se que teve sua origem na Pérsia e foi emprestado aos gregos e romanos.

Eram condenados à morte de cruz os escravos e os piores criminosos da época, principalmente aqueles que eram culpados de incitar a revolta contra o Estado. O objetivo da crucificação era envergonhar o condenado e fazer de sua punição um exemplo para todos.

Em Roma, pelo menos oficialmente, era proibido executar cidadãos romanos através da cruz.

A cruz não é um objeto místico que serve como amuleto protetor. Nem mesmo um ornamento ou joia preciosa. Mas é o maior símbolo que o cristianismo possui. Todas as religiões do mundo possuem símbolos que as identificam. Com o cristianismo isto não é diferente, e com o tempo a cruz tornou-se seu principal símbolo. Acredita-se que já no primeiro século a figura da cruz passou a ser utilizada para identificar os cristãos.  Apontam-se para a possibilidade de antes mesmo da queda de Jerusalém em 70 d.C., a cruz já ter sido utilizada como forma de identificação dos cristãos daquela cidade. Inclusive, alguns túmulos de cristãos que datam dessa época trazem a figura da cruz impresso neles.

Vamos refletir sobre o significado da cruz para os Cristãos hoje:

1- RECONCILIAÇÃO:  'A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo reconciliou No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis e inculpáveis,' (Colossenses 1:21-22)

A cruz nos fala do sacrifício de Jesus por nós e do evangelho da salvação de todos os pecadores. Antes estávamos separados de Deus por causa de nossos pecados (Isaías 59:2 e Romanos 3:23), mas fomos reconciliados com Deus através da morte de Jesus.

Quando levamos nossa cruz, devemos crucificar nossos desejos e opinião se for preciso para amar nosso próximo e nos reconciliar com nossos inimigos.

A cruz significa Reconciliação!

2- GLÓRIA: 'Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo'. (Gálatas 6:14)

Jesus foi envergonhado na cruz e suportou tamanha afronta porque sabia que receberia a glória de Deus. Por mais terrível que tenha sido sua dor, nada se compara com a glória Divina.

Hebreus 12:2-3

‘Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.’

Se quisermos levar a nossa cruz nesta vida, não temos com o que nos gloriar, apenas reconhecer nossas fraquezas e glorificar a Deus em tudo. Por mais difícil que seja, leve sua cruz glorificando a Deus.

A Cruz nos ensina a Glória de Deus!

3- SABEDORIA: 'Porque nada me propus saber, entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.' (I Coríntios 2:2)

A cruz nos revela a sabedoria de Deus e não do mundo, porque para o mundo um Deus crucificado parece loucura, mas para nós sabemos que consiste na sabedoria divina confundindo os sábios deste mundo.

Quando levamos nossa cruz e aceitamos a vontade de Deus sobre nossas vidas, nos tornamos mais sábios e espirituais. Devemos crucificar o nosso pensamento carnal e buscar a sabedoria Divina, obtendo assim mais discernimento espiritual.

I Coríntios 1:23-25

‘Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.’
‘Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.’
‘Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.’

A cruz é a Sabedoria de Deus!

4-  A pregação é Cristocêntrica:  'Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos'. (I Coríntios 1:23)

A notícia de que o Messias, o profeta da Galileia, o carpinteiro de Nazaré, morreu crucificado e ressuscitou ao terceiro dia, foi a mensagem que abalou o mundo. Por isso é o principal conteúdo de nossa pregação.

A mensagem da cruz, de que Jesus morreu para nos salvar deve ser o tema de nossa pregação. Também devemos ensinar que precisamos levar a nossa cruz todos os dias.

A cruz é a Pregação do Evangelho!

5- PODER:  'Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.' 
(I Coríntios 1:18)

Deus derramou todo o seu poder em amor na cruz por cada uma de nossas vidas. Naquele momento Jesus tinha o poder de descer da cruz se quisesse, mas preferiu permanecer e mostrar de forma ainda maior o seu poder. Ler Filipenses 2:1-11.

Quanto mais fracos somos, mais o poder de Deus se manifesta em nós. Então devemos levar a nossa cruz, onde nos sentimos impotentes, para receber o poder de Deus sobre nossas vidas.

II Coríntios 12:9

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

A cruz revela o Poder de Deus!

6- CONVERSÃO: 'E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.' (Gálatas 5:24) 

Na cruz de Cristo convergiu todo o pecado da humanidade sobre Jesus que ao derramar seu sangue nos lavou e perdoou. O propósito da cruz era que todas as pessoas de todos os tempos e lugares se direcionassem para Jesus, sendo alcançados por Ele. A cruz serve para sacrificar nossa carne e nos transformar negando nossas próprias vontades. Por isso o levar a cruz significa se converter a cada dia negando as vontades da carne e assumindo a obediência à Palavra de Deus.

Gálatas 2:20

‘Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo, na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.’

 A Cruz significa Conversão!

7- PERDÃO: 'E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.' (Colossenses 2:13-14). 

Jesus declarou na cruz o perdão não somente para os soldados que o castigavam, ou aos fariseus e à multidão que pediu sua crucificação. Jesus declarou o perdão dos pecados de toda a humanidade desde o primeiro ser humano até o último.

Lucas 23:34

E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

A cruz é a maior prova de perdão. Como pode alguém sendo castigado e humilhado encontrar forças para perdoar enquanto ainda está sendo ofendido? Somente o Amor de Deus que …havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.’ (Colossenses 1:20). Por isso o nosso levar a cruz todos os dias deve ser para perdoar todos os que nos ofendem.

Na Cruz Jesus nos trouxe o Perdão!

CONCLUSÃO:  

A Palavra de Deus nos revela que a Cruz é a Reconciliação de Deus com o ser humano e deste com seu próximo, também mostra a Glória de Deus, nos ensina a Sabedoria que é espiritual e não carnal, nos dá uma mensagem que deve ser a nossa Propagação do Evangelho, nos capacitando com seu poder acima de nossas fraquezas, fazendo-nos converter de nossos erros, mudando nossas vidas e declarando o perdão definitivo de nossos pecados.

CRISTO: ‘E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. (Lucas 9:23). 

Não existe Cristão sem Cruz!